Casamentos & Ksamentos

21:13 Edit This 6 Comments »
Neste último ano estive em muitos, e neste pultimo sábado em espeicial estive no de uma das minha melhores amigas...tento que tive ahonra de ser uma das madrinhas...estava até parecendo gente, vestido longo verde escuro, salto alto, penteado e maquiada....bem como todos casamentos estava tudo lindo....e com tudo quem todos os casamentos tem, noiva, noivo,madrinhas e padrinhos, vestido de noiva branco, véu, daminhas e pegens...etc e tal...
Comecei a pensar como a maioria dos casamentos no final são praticamentes iguais, e como muitas pessoas ao casar e escolher cada item que irá compor este dia tão especial não sabem nem ao menos o que significa ou de onde vem cada item que compoe está cerimonia, por isso resolvi pesquisar e postar aqui pelo menos os principais...então se você planeja se casar de uma olhadinha aqui, quem sabe você não muda um pouco de conceito, ha mas não esqueça de me chamar tá....

O CASAMENTO:

Todo o ritual que envolve a união de duas pessoas que se amam, surgiu na Roma antiga.O principal motivo na época para casar era o dote, uma maneira rápida e segura de enriquecer. Outro motivo bastante comum era o de gerar filhos legítimos, que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos.Foi em Roma também que se realizaram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher escolher com quem gostaria de casar.


ALIANÇAS:

O termo aliança, vem do hebraico e significa compromisso.
As duas alianças trocadas, tem o simbolismo de unir e isolar o casal de todo o mal.Acredita-se que a aliança tem o poder de unir e colocá-la no dedo da pessoa amada, torna o seu amor exclusivo.Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.A aliança começou a ser usada entre os hindus como forma de simbolizar o casamento, mas foi realmente difundida, quando o hábito foi adotado por romanos e gregos.Os romanos acreditavam, que a aliança deveria ser colocada no quarto dedo da mão esquerda, pois passa por ele uma veia (veia d'amore), que vai direto ao coração.No início ela era usada como um "recibo de compra" da noiva, deixando claro aos demais interessados, que ela não estava mais disponível.A partir do século IX a igreja cristã passou a adotar a aliança como símbolo da união entre casais cristãos.Na onda da tradição sempre se seguem as superstição e no caso da aliança não foi diferente.Na Escócia se acredita que se a mulher perdê-la, com certeza perderá também o marido.Para os egípcios ela representava a eternidade.Os gregos imantavam as alianças pois acreditavam que isso atrairia o coração do amado.

ARROZ:

Na China, 2000 antes de Cristo, o arroz era o símbolo da fartura.A tradição de se jogar arroz nos noivos, surgiu após o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus súditos que realizassem uma verdadeira "Chuva de Arroz" à saída da cerimônia.
Deste então esta tradição existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos.

VESTIDO DE NOIVA BRANCO:

Quem lançou essa moda que pegou para valer foi a Rainha da Inglaterra, chamada Victória, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe, porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha, a moda se propagou. Até então não se tinha uma cor defenida para se casar, a cor mais usada era o vermelho simbolizando o amor.

VÉU:

Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Tempos depois, uma visão mais romântica sobre o apetrecho concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. Hoje em dia a versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

PS: Alem destes existem muitos outros significados, que espero postar na proxima....espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvidasobre isso ou outo assunto, é só perguntarem...