Casamentos & Ksamentos

21:13 Edit This 6 Comments »
Neste último ano estive em muitos, e neste pultimo sábado em espeicial estive no de uma das minha melhores amigas...tento que tive ahonra de ser uma das madrinhas...estava até parecendo gente, vestido longo verde escuro, salto alto, penteado e maquiada....bem como todos casamentos estava tudo lindo....e com tudo quem todos os casamentos tem, noiva, noivo,madrinhas e padrinhos, vestido de noiva branco, véu, daminhas e pegens...etc e tal...
Comecei a pensar como a maioria dos casamentos no final são praticamentes iguais, e como muitas pessoas ao casar e escolher cada item que irá compor este dia tão especial não sabem nem ao menos o que significa ou de onde vem cada item que compoe está cerimonia, por isso resolvi pesquisar e postar aqui pelo menos os principais...então se você planeja se casar de uma olhadinha aqui, quem sabe você não muda um pouco de conceito, ha mas não esqueça de me chamar tá....

O CASAMENTO:

Todo o ritual que envolve a união de duas pessoas que se amam, surgiu na Roma antiga.O principal motivo na época para casar era o dote, uma maneira rápida e segura de enriquecer. Outro motivo bastante comum era o de gerar filhos legítimos, que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos.Foi em Roma também que se realizaram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher escolher com quem gostaria de casar.


ALIANÇAS:

O termo aliança, vem do hebraico e significa compromisso.
As duas alianças trocadas, tem o simbolismo de unir e isolar o casal de todo o mal.Acredita-se que a aliança tem o poder de unir e colocá-la no dedo da pessoa amada, torna o seu amor exclusivo.Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.A aliança começou a ser usada entre os hindus como forma de simbolizar o casamento, mas foi realmente difundida, quando o hábito foi adotado por romanos e gregos.Os romanos acreditavam, que a aliança deveria ser colocada no quarto dedo da mão esquerda, pois passa por ele uma veia (veia d'amore), que vai direto ao coração.No início ela era usada como um "recibo de compra" da noiva, deixando claro aos demais interessados, que ela não estava mais disponível.A partir do século IX a igreja cristã passou a adotar a aliança como símbolo da união entre casais cristãos.Na onda da tradição sempre se seguem as superstição e no caso da aliança não foi diferente.Na Escócia se acredita que se a mulher perdê-la, com certeza perderá também o marido.Para os egípcios ela representava a eternidade.Os gregos imantavam as alianças pois acreditavam que isso atrairia o coração do amado.

ARROZ:

Na China, 2000 antes de Cristo, o arroz era o símbolo da fartura.A tradição de se jogar arroz nos noivos, surgiu após o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus súditos que realizassem uma verdadeira "Chuva de Arroz" à saída da cerimônia.
Deste então esta tradição existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos.

VESTIDO DE NOIVA BRANCO:

Quem lançou essa moda que pegou para valer foi a Rainha da Inglaterra, chamada Victória, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe, porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha, a moda se propagou. Até então não se tinha uma cor defenida para se casar, a cor mais usada era o vermelho simbolizando o amor.

VÉU:

Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Tempos depois, uma visão mais romântica sobre o apetrecho concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. Hoje em dia a versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

PS: Alem destes existem muitos outros significados, que espero postar na proxima....espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvidasobre isso ou outo assunto, é só perguntarem...

6 comentários:

LUCIMAR SIMON disse...

Legal esta postagem, ,uito boa mesmo agora sei que devo me afastar mais ainda desse negocio, ararrssrsrsrsrsrsr

beijos

Lu Nogfer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu Nogfer disse...

MUITO INTERESSANTE ESSA MATERIA VAL!

Quanto a historia das alianças algumas coisas eu ja sabia.
Eu gostaria que fosse usada no quarto dedo!Amo usar anel no quarto dedo.Agora mesmo estou com um de prata grandao!rs!

Agora o lance da Escócia de acreditar que se a mulher perder a aliança com certeza perderá também o marido.Ah isso é tenso!rs!

Estava com saudades daqui!

Bjo,amiga!

Zeroglota disse...

Cara.
agora sei tudo!
Gosto de como vc vai fundo,
quando quer saber.
Andou sumida né?
somi não;
beijos

ivone fonseca disse...

Sabe Val tenho pra mim q o casamento vai muito além do rito de passagem, só se é vivido verdadeiramente depois q td acaba.. Os preparativos (com seus simbolos e significados), o dia da noiva (td só pra ela) a despedida de uma velha vida para um novo e tão sonhado momento... a festa, os convidados (os querido e os não tão queridos assim mas q por alguma razão nossos egos inflamados faz questão de convidar) e depois a lua de mel, a viagem sonhada com a pessoa da qual escolhemos pra ser companheiro por uma vida ou na eternidade q durar (tal qual diz o poeta).
Então acaba tudo dae sim começa o casamento, a vida a dois durmir com alguém meio q estranho à nossas manias, dae sim nasce a cumplicidade, a divisão de problemas o rompimento com algumas coisas q agora não fazem mais sentido.. td é novo e intenso tal qual o momento q saimos da barriga confortavel de nossas mães... O q ira a contecer em seguida? só o tempo dirá, a nos meros personagens só uma obrigação a de ser e fazer o outro feliz e mais nada.. como é isto? sendo antes de amante, amigo, antes de companheiro cumplice.. permitindo e se permitindo... deixando o outro livre para voar e voltar sendo livre e sabendo por onde se voa.. casamento é mais q a união de dois seres, casamento é troca e perdoar e saber pedir perdão, saber q haverá muitos momentos em q estara certa mas para que a virgula não se torne um soneto basta se calar (o outro sentirá liberdade então pra fazer igual) e o principal saber q errou e pedir desculpas..
O casamento é bom demais mas tem q ser muito maduro para compreender se realmente é o q se deseja. E se for jogue-se não ha nada mais delicioso do q ter alguém pra t abraçar e dizer q t admira mesmo qdo vc fizer uma besteira tão grd q venha merda até a nuca..
E sabe q mais? amo cheirar ao guarda ropua do meu maridão qdo estou triste e ele não esta pra me abraçar.. nada disto tem preço.


Bj sadadona de vir aqui e ja q estou me de licença q hj tirei pra passear rs
bj bj bj t+

Cup160 disse...

desculpa o ctrl+c mais é que meu blog é novo e eu tenho que divulgar *-* se der de uma passadinha la? se der tbm comente!