O Bem e o Mal

22:13 Edit This 7 Comments »

Conta-se a lenda que ao pintar o quadro "A Última Ceia", Leonardo Da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o BEM na imagem de JESUS, e o MAL na figura de JUDAS, o amigo que resolvera traí-lo durante o jantar. Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu num dos rapazes a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu atelier e reproduziu seus traços, estudos e esboços.

Passaram-se três anos. A "Última Ceia" estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas.
O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural. Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta. Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem até a igreja.
Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé. Quando terminou, o jovem já um pouco refeito da bebedeira, abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
- Eu já vi esse quadro antes!
- Quando? Perguntou, surpreso, Da Vinci.
- Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha, numa época que eu cantava num coro. Tinha uma vida cheia de sonhos e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus!!!
"O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano". (Autor: Desconhecido)

"Muitas vezes dizemos que nunca fariamos "isto" ou "aquilo"...muito cuidado com isso, pois nunca sabemos quando aparecerá diante de nós coisas que cruzarão o nosso caminho e que muitas vezes nos farão repensar nossos valores, nossas atitudes ou tomar descisões que em outra época nem pensariamos nisso...afinal nenhum de nós sabemos o dia de amanhã, as vezes a mesma mão que te ajudará hoje virá a te empuar amanhã,a mesma pessoa que você diz ser amiga hoje amanhã não vai querer nem ve-la pintada à ouro...pense nisso..." Val.

7 comentários:

ivone fonseca disse...

Nossa Val acxhei tão rico este texto, tão intero de conceitos sabe? na verdade todos nos temos as duas faces e sabemos usá-los perfeitamente.. o dificil não´é distinguir o certo do errado o dificil é saber optar na conveniencia do momento. Ja vi varias mascaras cairem e eu mesma muitas vezes usei das duas.. é quer saber mais? atirem a primeira pedra quem nunca as utilizou...
bj grd linda adorei o texto

Luiza disse...

Adorei, já conhecia mais ou menos, mas não exatamente como vc colocou.
Pois é...a vida nos revela cada surpresa, como disse a Ivone quem nunca usou as duas máscaras?
Hipocresia dizer que nunca!!
achei muito verdadeiro o que vc disse:
"as vezes a mesma mão que te ajudará hoje virá a te empurar amanhã", caramba, essa experiência não é nada agradável, mas que ensina muita coisa, isso não podemos negar.
Bjão lindinha

Anônimo disse...

Muito legal o mseu Blog, me passou muita paz na leitura e me fez refletir coisas que nunca tinha parado para pensar. Tá certo, vou te seguir a partir de hoje.
Se quiser me conhecer pode participar do Momentos Compartilhados onde tento passar um pouco o que penseo da vida.

Bleeding_Angel disse...

Q texto fantastico Val!
Eu naum o conhecia.
Confesso q me surpreendeu e mto o seu desfecho.

"as vezes a mesma mão que te ajudará hoje virá a te empuar amanhã,a mesma pessoa que você diz ser amiga hoje amanhã não vai querer nem ve-la pintada à ouro...pense nisso..."

Como eu conheco esta realidade! Inumeras e inumeras vzs!

Bjos meu anjo.

Tammy Diktiva disse...

Nossa, realmente o texto eh impressionate. Realmente não devemos julgar e não devemos ficar presos a ideia de que as coisas não mudaam, temos mesmo eh q aproveitar o momento da melhor forma possivel.
Ps.: estou te seguindo ;)

Lu Nogfer disse...

Ei linda,

Tem selinhos pra vc la ok!Pegue o q lhe agradar!

Desculpe m ausencia por aqui!
Se nao venho qm perde sou eu!rs!
Belo texto!

bjossssssss

Otm semaninha!!

Unknown disse...

Adorei , pois já tinha colocado esse mesmo texto em meu Blog,muita coincidência mesmo , acho que pensamos parecido.
Bjssssssss